Acostumar seu pet a ficar sozinho é essencial para o bem-estar do seu animal de estimação. Você vai poupar-lhe muitas dificuldades diante da solidão, em particular o desenvolvimento da ansiedade de separação, evitando desenvolver um sentimento de hiper apego.
Você pode começar aos poucos a praticar exercícios diários com seu filhote. Deixar seu cão sozinho deve ser feito em etapas!
Primeira Etapa
Acima de tudo, não vá muito rápido no início: deixe seu filhote sozinho quando ele estiver se divertindo com um de seus novos brinquedos ou quando come tranquilamente.
Sempre que perceber que ele está distraído, saia para outro cômodo e volte depois de alguns minutos.
Dessa forma, seu filhote aprenderá que quando você for embora, sempre voltará. Ele, portanto, considerará os momentos de ausência como bastante comuns.
Segunda Etapa
O segundo passo complica um pouco o exercício: quando a atenção dele não estiver focada em nenhuma distração, saia do quarto ou apartamento e deixe seu cão sozinho por um curto período de tempo.
Depois de dois minutos, volte para o seu cachorro, adote um comportamento normal e bastante brincalhão, para que ele entenda que é completamente natural que você se afaste.
Se o seu cachorro começou a chorar enquanto você estava fora, ignore-o e reduza a duração do próximo exercício. Elogie-o quando ele estiver calmo.
Estas são técnicas simples mas que aos poucos vai acostumar o seu pet a ficar sozinho!